Caros leitores, volto à ativa fazendo uma breve análise de cada time da Liga Nacional e, claro, dando os meus palpites para os playoffs e para os vencedores dos prêmios ao fim da temporada.
Divisão Leste:
Philadelphia Phillies.
Os atuais campeões da Liga Nacional, entram em 2010 como favoritos a retornar a World Series. Para isso, e, mais que isso, para serem campeões, eles contam com Roy Halladay, que substitui Cliff Lee como ás da rotação. Saudável, Halladay é top 3 da MLB. Além dele, chegou ao time, Placido Polanco, para o lugar de Pedro Feliz na 3B.
O ataque continua extremamente potente, com Ryan Howard, Chase Utley e Jayson Werth é melhor não brincar! A rotação também é boa, e será melhor aind se Cole Hamels voltar a atuar como em 2008. O grande ponto de exclamação do time é quem fehcará os jogos. Brad Lidge, além de inconstante, começará o ano na lista de contundidos e Ryan Madson, que salvou 10 jogos ano passado, será o closer.
Atlanta Braves
Os Braves foram, possivelmente, o time que mais se reforçou para 2010. Para o ataque, veio o 1B Troy Glaus, para o bullpen, os veteranos Billy Wagner e Takashi Saito, e para a defesa, o OF Melky Cabrera, que deve revezar com Matt Diaz no LF e substituir Nate McLouth e Jason Heyward quando estes precisarem de descanso. Aliás, é Heyward a maior promessa da MLB para esse ano. O garoto de 20 anos é a maior promessa da liga. Falando em garotos, a rotação é liderada pelos excelentes Tommy Hanson, 23 anos, e Jair Jurrjens, 24. Ambos tiveram ERA abaixo de 3.00 em 2009.
Além de tudo isso, essa deverá ser a última temporada do lendário treinador Bobby Cox, que levou os Braves ao título de divisão por 14 anos seguidos até 2005, e ele fará de tudo para vencer por uma 15ª vez.
Florida Marlins
Os Marlins, apesar da folha salarial baixa, são um time que nunca deve ser desprezado. Por duas vezes (1997 e 2003), em seus 17 anos de vida, foram campeões da MLB, sempre com jogadores formados em casa ou que estavam esquecidos em outros times. 2010 pode ser outro ano desses.
Na rotação, Josh Johnson é sério candidato a Cy Young, Ricky Nolasco já venceu 15 em uma temporada e Anibal Sanchez já mostrou seu potencial ao arremessar um no-hitter ainda como novato em 2006.
No ataque, Dan Uggla e Hanley Ramírez são máquinas de rebatidas e, se Albert Pujols se descuidar, é com Ramírez que pode parar o prêmio de MVP.
New York Mets
Após entregarem a divisão aos Phillies por 2 anos seguidos na reta final da temporada, os Mets, dessa vez, não entram o ano como favoritos. Mas nunca é bom duvidar de um time que conta com Johan Santana, K-Rod, José Reyes e David Wright. O maior problema é, justamente, que Johan Santana não pode arremessar todos os 162 jogos. Se nem Mike Pelfrey, nem John Maine, nem Oliver Perez melhorarem o nível, a situação dos Mets vai ficar complicada...
Washington Nationals
Os Nationals não devem ser mais o saco de pancadas que sempre foram, mas dificilmente conseguirão sequer sonhar com os playoffs. O ataque é bom, Ryan Zimmerman e Adam Dunn, estão entre os melhores da liga, e Ivan Rodríguez, apesar de velho, ainda sabe como ser um bom catcher, mas os arremessadores... Basta dizer que o ás é Jason Marquis, que tem ERA de 4.48 na carreira. Mas caso ele e o resto do grupo de arremessadores cale a minha boca, os Nationals podem dar trabalho.
Divisão Central
St Louis Cardinals
Um time com pouquíssimas falhas. Tem em Albert Pujols o melhor jogador da MLB e em Chris Carpenter e Adam Wainwright, os 2º e 3º melhores arremessadores da NL no ano passado. Adicione Matt Holliday, sempre uma ameaça no bastão, Yadier Molina, sempre uma ameaça a possíveis ladrões de bases, e Ryan Franklin, um closer, que só cedeu 13 corridas ano passado, e você tem uma equipe plenamente capaz de desbancar os Phillies e chegar a World Series.
Milwaukee Brewers
Se existe um time capaz de tirar a divisão de St. Louis, esse time parece ser o Brewers. Tudo bem, a rotação é fraca, sobra muito pouca coisa além de Yovani Gallardo, mas ano passado também era e mesmo assim os Brewers deram trabalho aos Cardinals. Graças ao ataque, carregado por Prince Fielder, que teve 46 HR e impressionantes 141 RBI em 2009. Há também o closer Trevor Hoffman, de 42 anos, líder da história em partidas salvas.
Chicago Cubs
Passou mais um ano e os Cubs continuam na seca... Agora já são 102 temporadas sem saber o que é ser campeão. Caso Alfonso Soriano, Derrek Lee e Kosuke Fukudome se recuperem de um ano ruim, e Aramis Ramirez e Carlos Zambrano se mantenham saudáveis, se tudo isso acontecer, bem... se TUDO isso acontecer, aí os Cubs têm boas chances de sonharem com o título.
Cincinnati Reds
Aaron Harang e Bronson Arroyo já foram uma das melhores duplas de arremessadores da MLB, mas isso foi há alguns anos atrás. Hoje, os torcedores dos Reds depositam suas esperanças nos jovens Edinson Volquez, Johnny Cueto e Homer Bailey. No ataque, uma mistura de juventude e experiência que dá certo: Joey Votto e Jay Bruce, com apenas 2 temporadas completas na Major League cada, são os motores do ataque, enquanto Brandon Phillips, jovem veterano, é um dos melhores 2B no ataque, e os "vovôs" Orlando Cabrera e Scott Rolen ainda têm combustível no tanque. Fechando as partidas, Francisco Cordero, que beirou as 40 saves em 2009.
Com alguma sorte, esse time pode chegar longe, bem mais do que todos esperam.
Houston Astros
A época gloriosa dos 3 Bs (Lance Berkman, Jeff Bagwell e Craig Biggio) já havia acabado a algum tempo quando Carlos Lee chegou a Houston antes da temporada de 2007, mas seus torcedores, logicamente, sonharam alto. O retorno não foi o esperado e o time não vai aos playoffs desde 2005. Esse ano não deve ser diferente. Lee e Berkman são os líderes do ataque, mas Berkman já começará o ano na lista de contundidos. Na rotação, Roy Oswalt vem mostrando sinais de decadência e espera-se que Wandy Rodríguez consiga assumir seu lugar como ás da equipe caso necessário, não há muito o que se esperar do resto do time.
Pittsburgh Pirates
Em 1992, os Pirates venceram 96 jogos e perderam a vaga na World Series apenas no 7º jogo da final da NL. Mas desde então, o time acumula 17 temporadas com mais derrotas que vitórias - a maior sequência em qualquer uma das 4 grandes ligas americanas (MLB, NBA, NFL, NHL) - e, a não ser que ocorra um milagre, a 18ª está a caminho. É verdade que existem jogadores promissores como os OF Garrett Jones e Andrew McCutchen e que o 2B Akinori Iwamura também não é de se jogar fora, mas a rotação deixa muito a desejar. No bullpen, Octavio Dotel e Brendan Donnelly são bons, mas falta um legítimo closer.
Divisão Oeste
San Francisco Giants
Com uma rotação que conta com o fenômeno Tim Lincecum, Cy Young de 2008 e 2009, o inabalável Matt Cain, que finalmente se firmou como um arremessador de elite, e o explosivo Jonathan Sanchez, que só não teve um jogo perfeito em 2009 por causa de um erro de Juan Uribe na 8ª entrada, é difícil acreditar que este time não chegue aos playoffs. Mas isso é possível, culpa do seu ataque anêmico.
Para amenizar esse problema, foram contratados Mark De Rosa e Aubrey Huff. Assim, espera-se Pablo Sandoval, o "Kung Fu Panda", finalmente tenha alguém para protegê-lo na ordem de rebatedores. Se tiver, ninguém sabe o que esperar dele, já que, praticamente sem ajuda em 2009, teve espantosos 33% de aproveitamento, com 25 HR e 90 RBI, .
Colorado Rockies
Os Rockies surpreenderam o mundo em 2007, quando aceleraram na reta final da temporada para chegar não só aos playoffs, como a World Series, varrendo Diamondnacks e Phillies no caminho. Na WS, eles foram varridos pelos Red Sox, mas todos passaram a olhar com mais respeito para o time que só era conhecido por jogar a uma milha de altitude.
Agora, eles querem chegar lá de novo, e têm time para isso. A estrela é o SS Troy Tulowitzki, com 32 HR no ano passado, mas outros 7 jogadores também rebateram pelo menos 13 HR em 2009. Nos arremessos, Ubaldo Jimenez, que vem melhorando a cada ano, é o ás e o experiente Rafael Betancourt deve ser o closer.
Los Angeles Dodgers
Quando Manny Ramirez cheogu em Los Angeles, os Dodgers pareciam destinados ao sucesso. Quase chegaram a WS por 2 anos seguidos, mas então, a alguns meses atrás, o casal McCourt, donos do time, dicidiu se separar. E nenhum dos 2 quer se desfazer do time, mas nenhum dos 2 também quer colocar dinheiro no time enquanto o outro não sair. Resultado: sem grandes contratações, sem grandes investimentos no recrutamento e, talvez, sem playoffs em 2010.
Claro, nunca se pode descartar um time que, além de Ramírez, tem Rafael Furcal, Matt Kemp, James Loney, Russ Martin, Clayton Kershaw, Chad Billingsley... Mas os buracos que apareceram em 2009 não foram tapados e, se continuar assim, a tendência é aparecerem cada vez mais buracos.
Arizona Diamondbacks
Outro time que parecia destinado ao sucesso a poucos anos atrás, com uma boa safra de jovens chegando ao time principal, uma grande dupla de arremessadores, Brandon Webb e Dan Haren, um bom closer, José Valverde... Mas então alguns desses garotos não se firmaram, Webb sofreu com contusões, Valverde foi embora e os D`Backs agora tentam reencontrar o caminho dos playoffs. Para isso, chegaram esse ano o 1B Adam LaRoche e o 2B Kelly Johnson, que somados a Stephen Drew, Mark Reynolds e Justin Upton, devem dar uma revigorada no ataque, e o arremessador Edwin Jackson, que vem de um ótimo ano em Detroit. É possível que eu queime a minha língua, mas dificilmente os D`Backs conseguirão mais que uma 3ª posição na divisão.
San Diego Padres
Adrián González, um monstro no bastão, é a estrela solitária em San Diego. Os Padres depositavam muita esperança em Chase Headley, mas em sua primeira temporada completa na MLB, ele não teve tanto impacto assim. A rotação não tem um verdadeiro ás, mas Jon Garland, Chris Young e Kevin Correia são razoáveis. Para não ser injusto, há outra estrela, Heath Bell, que fechou 42 partidas em 2009, seu primeiro ano como closer, quando teve a ingrata missão de substituir Trevor Hoffman, aquele que é o líder em saves na história e agora fecha as partidas em Milwaukee. Mas é mais provável Gonzalez e Bell serem trocados para times melhores do que os Padres terem uma campanha vitoriosa em 2010.
Para fechar essa (nem tão breve assim) análise, meus palpites:
Campeão da NL: St Louis Cardinals
Divisão Leste: Philadelphia Phillies
Divisão Central: St Louis Cardinals
Divisão Oeste: San Francisco Giants
Wild Card: Atlanta Braves
MVP NL: Albert Pujols
Cy Young NL: Tim Lincecum
Líder de HR na NL: Albert Pujols
Rookie of the Year NL: Jason Heyward
Manager of the Year NL: Bobby Cox
Comeback player of the Year NL: Brandon Webb
Marcadores: Análises
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Braves no lugar dos Marlins? Duvido heim. Marlins pra mim serão os WildCard. E giants campeões de sua divisão? Falou com o coração heim, assim não vale! rs Divisão Oeste ou fica com Colorado ou com Dodgers do Manny. rs
Muito bom trabalho companheiro. [momento Lula][wtf] haha
Henry Vieira disse...
4 de abril de 2010 às 15:50
Concordo com tudo, menos o campeão da Oeste, acho que o Dodgers leva essa. Tambem acho que Braves vão com Wildcard o/
Paula disse...
4 de abril de 2010 às 15:55
obrigado, companheirossss... aheuahuaheuahea
eu ia dizer no post que achava que o titulo do Oeste ia ficar entre Giants e Rockies, mas q eu apostava nos Giants, talvez pelo coração, mas tb pq um time c/ uma rotação mais fraca fica mto mais vulneravel a contusoes, anos ruins e tal...
mas acho q os Dodgers chegam em 3º, atras de Giants e Rockies de qq forma.
como eu disse, esse pode ser o ano dessa nova geração dos Marlins, não ficaria surpreso se chegassem aos playoffs, mas to apostando nos Braves
Henrique Gonçalves disse...
4 de abril de 2010 às 16:45