Geralmente quando você está vendo um jogo na TV, e aparece muitas daquelas siglas, então aqui estão os significados delas.
Sigla - Significado - Descrição

Siglas/Abreviações de Batting (Ataque)

G - Games - Quantidade de jogos que um jogador atuou. Ex: 162 G.
AB - At bat - Quantidade de vezes que um jogador foi ao bastão. Ex: 3 AB.
R - Runs Scored - Quantidade de corridas completadas por um jogador ou pelo time tdo. Ex: 2 R.
H - Hits - Quantidade de rebatidas válidas conseguidas por um jogador ou pelo time todo. Ex: 4 H.
2b - Double - Quantidade de rebatidas duplas (de 2 bases) que um jogador conseguiu ou que o time todo conseguiu. Um 2B é um H. Ex: 2 2B.
3b - Triple - Quantidade de rebatidas triplas (de 3 bases) que um jogador conseguiu ou que o time todo conseguiu. Um 3B é um H. Ex: 1 3B.
HR - Home Run - Quantidade de Home Runs que um jogador conseguiu ou que o time todo conseguiu. Ex: 17 HR.
RBI - Runs Batted In - Quantidade de corridas impulsionadas por um jogador. Situação: Há um corredor na terceira base e o batedor rebate uma single, o corredor completa uma corrida. O rebatedor recebe uma RBI. Ex: 4 RBI.
SB - Stolen Bases - Quantidade de bases roubadas por um jogador. Ex: 2 SB.
CS - Caught Stealing - Quantidade de queimadas sofridas por um jogador (quando há tentativa de roubo de base). Ex: 1 CS.
SO - Strike out - Quantidade de eliminações sofridas por um jogador em Strikes (Swinging e Looking). Ex: 3 SO. Obs: O K é usado para arremessadores.
BB - Base on balls - Quantidade de walks (quando o arremessador arremessa 4 balls para o mesmo rebatedor) cedidos a um jogador. Ex: 3 BB.
BA/AVG - Batting Average - Média de rebatidas de um jogador durante a temporada/jogo. É calculada dividindo a quantidade de H por AB. Ex: .320 AVG.
OBP - On-base - Percentage Média de vezes que um jogador foi a bases por meio de H, BB e HBP. É calculado da seguinte forma: (H+BB+HBP)/(AB+BB+SF+HBP). Ex: .385 OBP.
SLG - Slugging - Percentage Média de bases percorridas por um jogador. É calculado da seguinte forma: TB/AB. Ex: .890 SLG.
OPS - OBP + SLG - Total de vezes que um jogador foi a bases somados às bases que o jogador percorreu. É usado para calcular o poder ofensivo de um rebatedor. Ex: 1.205 OPS.
TB - Total bases - Total de bases percorridas por um jogador. Situação: uma rebatida simples corresponde a 1; 2B a 2; 3B a 3 e HR a 4. Ex: 320 TB.
SH - Sacrifice Hits - Quantidade de rebatidas onde o rebatedor é eliminado por rebatida no infield, mas impulsiona corrida. Situação: há um corredor na terceira base e o rebatedor rebate um grounded-out para o shortstop; o corredor corre para o home plate e completa uma corrida, porém, o rebatedor é eliminado. Ex: 21 SH.
SF - Sacrifice Flies - Quantidade de rebatidas onde o rebatedor é eliminado por rebatida no outfield, mas impulsiona corrida. Situação: há um corredor na terceira base e o rebatedor rebate um fly-out para o center fielder; o corredor corre para o home plate e completa uma corrida, porém, o rebatedor é eliminado. Ex: 19 SF.
HBP - Hit by Pitch - Quantidade de vezes que o rebatedor é acertado por um arremesso do arremessador. Quando há um HBP, automaticamente o rebatedor vai para a primeira base. Ex: 2 HBP.
IBB - Intentional Base on Balls - Quantidade de vezes que o rebatedor recebe um walk intencional. Situação: há um rebatedor de grande potência no batter box; o arremessador, com medo de arremessar para ele, joga 4 bolas intencionalmente fora da zona do strike. Ex: 52 IBB.
GIDP - Grounded into double-play - Quantidade de vezes que o rebatedor e um corredor são eliminados por double-play. Situação: há um corredor na primeira base e o rebatedor rebate um ground-out para a terceira; o corredor (que estava na primeira) e rebatedor (que foi para a primeira) são eliminados. Ex: 6 GIDP.


Siglas/Abreviações de Batting (Defesa)

G - Games - Quantidade de jogos que um jogador atuou. Ex: 162 G.
PO - Putouts - Quantidade de jogadores que um defensor eliminou. Situação: há uma rebatida para a segunda base, ele arremessa para o primeiro base, que elimina o rebatedor (que passou a ser corredor); é contado um PO para o primeira base. Ex: 392 PO.
A - Assists - Quantidade de assistências para eliminação feita por um defensor. Situação: há uma rebatida para a segunda base, ele arremessa para o primeira base, que elimina o rebatedor (que passou a ser corredor); é contado 1 A para o segunda base. Ex: 310 A.
E - Errors - Quantidade de erros cometidos por um defensor. Ex: 1 E.
DP - Double Plays - Quantidade de double plays efetuados por um jogador. Situação: há um double play onde participaram o shortstop e o primeira base; é contado 1 DP para cada defensor. Ex: 32 DP.
TP - Triple Plays - Quantidade de triple plays efetuados por um jogador. Situação: há um triple play onde participaram o shortstop, o segunda base e o primeira base; é contado 1 TP para cada defensor. Ex: 1 TP. É uma jogada rara.
FP - Fielding Percentage - Média de eliminações efetuadas por um defensor. É calculado da seguinte maneira: (A+PO)/(A+PO+E). Ex: .987 FP.


Siglas/Abreviações de Pitching (Arremessos)

G - Games pitched in - Quantidade de jogos que um arremessador jogou. Ex: 62 G.
GS - Games Started - Quantidade de jogos que um arremessador jogou como starter. Ex: 34 GS.
GF - Games finished in relief - Quantidade de jogos que um arremessador terminou como reliever. Ex: 14 GF.
W - Wins - Quantidade de jogos que um arremessador saiu como vencedor. Ex: 18 W.
L - Losses - Quantidade de jogos que um arremessador saiu como derrotado. Ex: 12 L.
CG - Complete Games - Quantidade de partidas inteiras que um arremessador jogou. Ex: 3 CG.
SHO - Shutouts - Quantidade de partidas inteiras que um arremessador jogou e não sofreu nenhuma corrida. Todo SHO é um CG. Ex: 2 SHO.
SV - Saves - Quantidade de partidas fechadas por um arremessador. Ex: 42 SV.
SVO - Saves opportunities - Quantidade de partidas que um arremessador tentou fechar. Ex: 44 SVO.
Bs - Blown Saves - Quantidade de partidas que um arremessador falhou ao fechar. Ex: 10 BS.
IP/INN - Innings Pitched - Quantidade de entradas que um arremessador arremessou. 3 eliminações equivalem a 1 inning. Se um pitcher arremesa 8 entradas e na 9ª elimina 1 jogador e sai do campo, o IP dele fica: 8.1
ERA - Earned Runs Average - Média de corridas cedidas por um arremessador. É calculada assim: ER*9/IP. Ex: 3.45 ERA
ER - Earned Runs Allowed - Quantidade de corridas cedidas por um arremessador. Ex: 92 ER.
R - Runs Allowed - Quantidade total de corridas cedidas por um arremessador, adicionadas corridas que aconteceram com erros da defesa. Ex: 99 ER.
HR - Home runs - Quantidade de Home runs cedidos por um arremessador. Ex: 31 HR.
BB - Base on balls / Walks - Quantidade de walks cedidos por um arremessador. Ex: 78 BB.
K - Strike out - Quantidade de jogadores eliminados por um arremessador por strike out. Ex: 281 K.
H - Hits - Quantidade de rebatidas sofridas pelo arremessador. Ex: 813 H.
IBB - Intentional Base on Balls - Quantidade de walks intencionais cedidos por um arremessador. Ex: 5 IBB.
WP - Wild pitch - Quantidade de wild pitches arremessados. WP acontece quando o arremessador lança uma bola sem controle, fora do alcance do catcher, que a deixa escapar. Ex: 15 WP.
PK - Pick off - Quantidade de eliminações de jogadores que estavam fora de base (seja para roubar uma base ou correr antes da rebatida) conseguidas por um arremessador. Situação: o corredor na primeira base sai da base para tentar roubar a segunda base; o arremessador lança a bola para o primeira base, que faz o tag no corredor e o elimina. Ex: 6 PK.
BK - Balks - Quantidade de balks sofridos pelo arremessador. Situação: o arremessador arma o arremesso e não o executa; ou o arremessador arma o arremesso e, antes de lançar a bola, tira o pé da marcação de arremessos. Ex: 3 BK.
AVG - Batting Average - Média de rebatidas sofridas por um arremessador. Ex: .250 AVG.
HBP - Hit by Pitch(er) - Quantidade de rebatedores acertados por arremessos de um arremessador. Ex: 8 HBP.
HLD - Holds - Quantidade de partidas seguradas por um arremessador. Situação: a partida está 8-4 para o time do arremessador; ele entra e arremessa 2 entradas, mantendo o adversário com 4 corridas. Ex: 42 HLD.

5 comentários:

Excelente, me ajudou muito a jogar baseball!

12 de agosto de 2010 às 13:00  

Shoooow!

4 de maio de 2011 às 16:40  

Muitíssimo esclarecedor!

14 de dezembro de 2013 às 16:29  

Espetacular entendi o que é RBI



3 de abril de 2014 às 18:56  

Excelente.

26 de outubro de 2016 às 17:41  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial